Quadros de Controle e Automação
A automação dos processos é uma das mais importante ferramenta para o aumento da produtividade e a redução dos custos, melhorando significativamente o desempenho e a qualidade da produção.
Os painéis de controle e automação são conjuntos montados com equipamentos como os Controladores Lógicos Programáveis – CLP’s, Inversores de Frequência, Soft-Starter, sensores, contatores e relês com a função de controlar e intertravar um determinado processo ou aplicação.
Dentro da gama dos painéis de controle e automação, divide-se a parte de potência denominada de centro de controle de motores (CCM) que são painéis completos que acomodam equipamentos para Proteção, Seccionamento e Manobra de Cargas. Tem uma função específica nos sistemas de distribuição de energia elétrica em unidades comerciais e industriais. São os painéis onde estão conectados os cabos provenientes das cargas. Apesar de aproximadamente 85 % das cargas industriais serem motores, o termo “cargas” é abrangente, podendo significar qualquer equipamento que consuma energia elétrica, como estufas, resistores, etc.
A utilização dos CCM´s é destinada a instalações industriais em que apresentam:
• grande número de cargas que devam ser comandados;
• deva ser assegurada máxima continuidade de operação;
• for necessário o acesso de pessoal não qualificado;
• for exigido alto nível de segurança para os operadores e pessoas de manutenção.
Os CCM´s são conjuntos essenciais para a produção, e com o avanço da tecnologia e a necessidade de monitoramento e controle da produção, a utilização de redes é uma solução que possibilita reduzir tempo de parada de horas para minutos, com melhores e mais completos diagnósticos que localizam com precisão os pontos problemáticos durante o processo de produção, de modo que se possa saber o que e onde interferir e corrigir.
Dentre os equipamentos utilizados para o controle e automação dos processos industriais destacam-se:
Controladores Lógicos Prográmaveis (CLP’s)
– são desenvolvidos para tarefas de intertravamento, temporização, contagem e operações matemáticas em alta velocidade, substituindo contatores auxiliares, temporizadores e contadores eletromecânicos com vantagens como a otimização de espaços, facilitando significativamente as atividades de manutenção.
Inversores de Frequência
– São equipamentos que incorporam a mais avançada tecnologia disponível mundialmente para variação de velocidade em motores de indução trifásicos.
Aplicações: Bombas centrífugas, bombas dosadoras de processo, ventiladores, exaustores, agitadores, misturadores, extrusoras, esteiras transportadoras, mesas de rolos, granuladores, peletizadoras, secadores, fornos rotativos, filtros rotativos, bobinadores, desbobinadores, máquinas de corte e solda, elevadores, sistemas multibombas, etc.
Soft-Starter
– São chaves de partida estática, destinadas à aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos. O controle da tensão aplicada ao motor, mediante o ajuste do ângulo de disparo dos tiristores, permite obter partidas e paradas suaves. Com o ajuste adequado das variáveis, o torque produzido é ajustado à necessidade da carga, garantindo, desta forma, que a corrente solicitada seja a mínima necessária para a partida.
Aplicações: Bombas centrífugas, alternativas (saneamento, irrigação e petróleo), ventiladores, exaustores, sopradores, compressores de ar, refrigeração (parafuso e pistão), misturadores, aeradores, centrífugas, britadores, moedores, picadores de madeira, refinadores de papel, fornos rotativos, serras e plainas (madeira), moinhos (bolas e martelo) e transportadores de carga.
A Mastec Automação Industrial conta com uma equipe especializada, formada por Engenheiros e Técnicos capazes de projetar e montar o CCM necessário para a sua indústria. Todos CCM’s montados pela Mastec Automação Industrial, são inspecionados e testados para a certificação do seu perfeito funcionamento, sendo liberada para entrega ao cliente mediante aprovação do técnico responsável.