Projetos para Sistemas Fotovoltaicos


Sistema Fotovoltaico
A energia solar fotovoltaica vem ganhando força no Brasil, afinal, a irradiação solar que o país recebe é uma das mais altas do mundo. O uso da energia solar mais comum é na produção de energia elétrica, um excelente meio de como usar energia solar para reduzir seus gastos e o impacto no meio-ambiente.
O funcionamento do sistema de energia solar inicia-se com a reação do painel solar com a luz do sol produzindo à energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.
O inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar. A energia que sai do inversor solar vai para o quadro de distribuição sendo distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.
Toda a energia excedente, que não for utilizada imediatamente pelos equipamentos da residência, será transferida para a rede da concessionária. Esta parcela de energia se transforma em créditos. Assim, o usuário poderá utilizar nos períodos em que o sistema não está gerando energia, à noite, por exemplo. Pode-se utilizar também quando o consumo de energia é maior do que a geração. Neste último caso, o sistema solar fornece parte da energia e a concessionária fornece o restante da energia que está sendo consumida.
Os créditos de energia são válidos por cinco anos, podendo ser utilizados a qualquer momento neste período. Os créditos são utilizados automaticamente. Todos os meses em que o consumo de energia for maior que a geração um crédito será lançado na conta de luz.
Essa energia acumulada e guardada na conta de luz como uma poupança pode ser utilizada para abater outras o consumo de outras contas de luz. Existem duas regras para essa compensação em outros imóveis. A primeira é que as contas de luz estejam no nome da mesma pessoa ou da mesma empresa. A segunda é que os imóveis sejam atendidos pela mesma concessionária. Não há restrição quanto aos imóveis estarem em cidades diferentes.
A regulamentação dos créditos de energia foi criado pela Resolução 482 da ANEEL.
Se a geração de energia for maior do que o consumo, ainda haverá um valor mínimo a ser pago. A esse valor dá-se o nome de taxa mínima ou taxa de disponibilidade.